Programa Esportivo Lúdico Escolar é um completo programa de aulas elaborado com a supervisão direta do atleta do século, Edson Arantes do Nascimento. Tem como objetivos a inclusão social, promoção do rendimento escolar e a universalização e o desenvolvimento da prática esportiva no Brasil.

Além de enfatizar os benefícios da prática esportiva, o Programa Esportivo Lúdico Escola mostra as possibilidades profissionais relacionadas ao esporte, seu papel no convívio social, regras e técnicas dos esportes escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para as Olimpíadas Escolares, e estimula comportamentos implícitos em seus princípios como o respeito ao próximo, o trabalho em equipe, a competitividade, o autocontrole, a disciplina e o companheirismo.

Programa Esportivo Lúdico Escolar é uma ferramenta de apoio aos gestores, professores, alunos e pais que inclui videoaula, guia de orientações pedagógicas e portal interativo em rede que conecta todos os usuários. Todo o conteúdo foi desenvolvido com a supervisão de uma equipe multidisciplinar da Magma Educacional e da REDE – Rede de Ensino Desportivo (www.portalrede.com.br), composta de professores, pedagogos e doutores em Educação Física. O programa tem ao todo 12 temas diferentes, sendo que cada um aborda um aspecto do universo esportivo em dois módulos. No módulo básico os temas são Esporte e Cidadania; Saúde e Esporte; Profissões e Oportunidades; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Esportes Olímpicos. No módulo técnico-esportivo o conteúdo está dividido em atividades como: Jogos Educativos, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Judô.

No Programa Esportivo Lúdico Escolar, a Educação Física é tratada não somente como atividade física e esporte: é tratada no contexto de esporte educacional, através de um projeto pedagógico moderno e dinâmico, visando à formação de cidadão consciente voltado ao bem comum.

Os 12 temas que compõem o programa apresentam linguagem e conteúdo próprios para seis diferentes faixas etárias, que compreendem todas as séries do Ensino Fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. À frente da comissão responsável pelo conteúdo pedagógico, estão os Professores Fernando Lobo e Luiz Delphino.

Cada detalhe deste projeto foi pensado com o objetivo de manter o interesse dos alunos pelo assunto não apenas na sala de aula, mas também em seus momentos de lazer, no seu dia a dia. Por isso, cada aluno recebe um nome e senha que permite acesso ao programa a partir de qualquer computador, sendo direcionado para o conteúdo condizente com sua faixa etária.

Por exemplo, no módulo Esporte e Saúde, destinado à faixa etária de 13 a 14 anos, o aluno poderá aprender a realizar movimentos das mais variadas formas, velocidades com diferentes objetivos, inclusão de intensidades e controle postural.

Os módulos são administrados pelos próprios professores em sala de aula. Mas antes de transmitir o conhecimento aos alunos, o professor deve passar por uma capacitação. Após este processo, o professor estará preparado para desenvolver o programa em sua escola, atuando como mediador do conteúdo virtual. Além disso, o professor poderá propor atividades lúdicas com foco esportivo, envolvendo alunos e seus familiares, e fixando o aprendizado adquirido.

“Com a ajuda de um time de campeões, eu realizo um grande sonho da minha vida, que é contribuir de forma lúdica e eficiente para um futuro mais seguro, saudável e promissor para as crianças e adolescentes de nosso País”. Edson Arantes do Nascimento - Pelé.